sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Esta é a minha casa na cidade


Olá queridos amigos!

Eu sou Maiara e hoje eu irei lhes apresentar a minha casa e todos que moram nela.

Vocês vão conhecer o meu quarto, minha cama, meu cavalinho, alguns de meus brinquedos favoritos, meu banheiro...
Ver além de poderem assistir a um trecho do meu banho diário!

Então, na minha casa moram: eu, minha mamãe, meu vovô, minha vovó, meu titio Marcinho e meu cachorrinho o Simba pois o meu papai mora muito longe em sua aldeia no Mato Grosso.


Por isso esta é a minha casa na cidade.

Um dia lhes apresento a minha casa na aldeia!





Esta é a minha querida mamãe.
O nome dela é Mônica.
Ela me ama muito!
Estamos entre o quarto da minha vovó e o corredor.
Estou no carregador de neném que minha mamãe ganhou lá no Xingu.
Foi nele que mamãe me carregou durante muitas longas trilhas. Além de ser muito confortável, com ele mamãe pode usar as duas mãos e eu posso até dormir.
Mamãe está sempre me levando para os lugares mais lindos do mundo, me preparando para que futuramente eu seja uma grande guerreira na luta pelos povos indígenas e pela natureza.



Este é o meu vovô.
Ele se chama Pedro e é um vovô nota 10.
Esta sempre fazendo tudo para me fazer feliz.
Neste dia ele me levou para passear lá na Floresta da Tijuca.


Sempre quando ele chega em casa eu corro ao encontro dele e pergunto:- Trouxe balinha vovô?
Dou um abraço e beijo bem gosto e como minha balinha.
Ele sempre me chama de docinho. Chega em casa e pergunta: -Cadê o meu docinho?
E todos os dias ele canta a música que fez para mim:

Maiara é do Vovinho
A Maiara é meu docinho.
A Maiara é meu amorzinho.
A Maiaraaaaaa é do?
Vo? vi! nho!



Esta é a minha vovó!
O nome ela é Marisa!
Ela é muito linda não é mesmo?
E também é uma vovó exemplar.
Todos os dias de manhã eu falo: -vovó quero mingau!
E ela me faz um mingau bem gostoso!
Esta sempre me alegrando, faz papa gostoso, toca violão comigo...
Sempre que eu fico chateada com alguma coisa corro para os braços dela e ela me enche de carinho e beijinhos.



Olha o titio Marcinho!
Ele um titio lindo e maravilhoso.
Ele brinca muito comigo, vê filme comigo, sempre me traz presente, me leva para passear e me faz sorrir bastante. Quando ouço um barulho de chave no corredor...
Corro para a porta e falo para mamãe: -Titio chegou!
E ele me dá aquele abraço... Eu pergunto: -Trouxe presente para mim?
Ele também me ama muito e morre de saudades quando estou viajando com minha mamãe. Sempre liga para mim. Quando ele viaja às vezes nem liga para casa.

Mas nunca deixa de ligar para mamãe para falar comigo.



E este é o Simba!
Ele é um bom cachorro!

Estou sempre correndo atrás dele. E ele esta sempre fugindo de mim.
Levo-o para passear com mamãe na rua. Gosto de segurar a coleira, mas quando isso acontece é ele que me leva para passear. Pois ele é muito forte.











Eu monto cavalinho e adoro colocar comida no potinho dele.
Muitas vezes dou comida e biscoitos escondida da vovó e da mamãe.






Nunca tentou me morder; embora eu mesma brincando já ter batido nele algumas vezes.

Vocês entendem. Não entendem?

Enfim ele é um cachorro muito legal!






Agora conheçam alguns aposentos do meu apartamento.
Começarei pelo meu quarto:

Cavalgando no Arco-Íris!




Este é o meu cavalinho!




É nesta mesinha que eu gosto de "papar", de desenhar, tocar pianinho...


No chão estão o meu tapete de montar, meu banquinho do Xingu, meu cavalinho...



Essa sou eu (Maiara) no meu quarto que já foi o palco de muitas brincadeiras.


Este enfeite na minha cabeça é o meu cocar dos "parentes"(é assim que todo índio chama outro índio, não importando a etnia) Cinta Larga lá de Rondônia.


Minha casa não é muito grande e eles não esperavam que eu chegasse tão rápido (minha mamãe sempre dizia que só seria mamãe depois dos trinta anos), por isso eu divido o quarto com ela.












Este é o nosso quarto.



* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
*









*


*



* ** * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Esta é a minha cama.
Foi nela que eu tive muitos e muitos bons sonhos.
Essa é uma bonequinha que mamãe comprou porque achou a minha cara.
Por que será?











Agora estou acordada na minha cama em maio de 2007.





Este foi o meu berço.
Digo foi, porque nunca gostei de berço.
Sinto-me presa, como se estivesse em uma gaiola.Desde recém nascida toda vez que mamãe me colocava nele eu chorava muito e não aceitava ficar nele.







Então para que ter algo em casa que não é usado?


Mamãe achou melhor vender o berço. Porque ele era grande e eu precisava de mais espaço para brincar. Ele ocupava muito espaço. Esse berço rendeu uma viagem ao Espírito santo. Nós fomos para aldeia Guarani de Boa esperança.


Estava tão bom que foi lá que eu aprendi a andar.



************************************************
************************************************


*
*
*
*
*

*
*
*

*
*
*


*
*


*
*

***********************************************
************************************************
Após passar dois meses dormindo em rede na aldeia dos Cinta Larga, logo ela comprou uma rede e colocou no nosso quarto.
Portanto conheçam a minha rede!
Ela é muito gostosa!


Por muitas vezes me acolheu maravilhosamente.

Ás vezes nós dormimos nela.


No you tube tem um vídeo muito legal da vovó me ninando na rede.





Banheiro!!!


Este é o banheiro da minha casinha!

E eu estou tomando um delicioso banho de espuma.

Esta foto é foi feita em agosto de 2008.




Eu adoro tomar banho!



Gosto mais ainda se tiver uma banheirinha para eu brincar bastante!




Neste momento eu estava brincando de fazer comidinha.




Você quer um pouquinho?




Quer assistir eu tomando um banho bem gostoso?




Quando não estou tomando banho de mar, de cachoeira ou viajando pelo Brasil é nele que eu tomo banho. No dia eu estava com uma pintura feita com tinta de jenipapo.
Demora mais ou menos uma hora e meia para sair.
Normalmente ela fica mais bonita se fizer com um palito fino.
Eu adoro me pintar!



Sala


Esta é a minha sala.

Neste dia estávamos comemorando o aniversário da minha titia Stela.

Por isso muitos parentes estavam na minha casa..

Eu fiz a festa!

****************************************** ********************


*
*
*
*
*
*

*
*
*
*
*

*
*
*
**************************************************************

Agora eu estou no quarto da minha vovó.
Eu gosto muito de ver DVD nesta caminha, porque ela é muito gostosa.


Como voc~e pode perceber, este foi o meu primeiro corte de cabelo.


Mamãe usou o pente Xavante que ganhou do titio Caimi.


Os DVDS que eu mais gosto de ver são: O dia que a lua menstruou (filme kuikuro), O Spirit (do cavalinho), Tim Maia ao vivo, Zezé (Dois filhos de Francisco), Auwé Uptabi(Xavante), Dança dos Pataxó e o Rei Leão.



E este é o quarto do meu titio lindo!



Que quando chega e vai logo me procurar.


Te amo!









Gostaram da minha casinha?

Foi um grande prazer mostrar ela para vocês!

2 comentários:

Marisa Bello disse...

Este foi o maior presente que minha filha poderia me dar.
Maiara é a estrela que ilumina nossas vidas.
Todos os dias, cheia de luz e alegria ela nos contagia com todo seu amor.
É uma estrela que desceu do céu para nos fazer pessoas mais felizes.
Eu te amo muito meu anjinho!

Unknown disse...

Mamá, que família maravilhosa!!!
O blog está lindo!
Amo vcs e estou te esperando aqui em casa com a sua linda mamãe.

beijo da titia Carin