domingo, 10 de agosto de 2008

Conhecendo alguns Picos e Montanhas do Brasil:

Parque Nacional do Caparaó
O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal n.º 50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros. Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira (maior Pico que eu já subi). Por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no pico mais alto da Serra do Caparaó.
Acredita-se que a denominação Pico da Bandeira (2891,9m) se deva a esse fato. As montanhas do maciço do Caparaó apresentam paisagens de grande beleza, existindo também outros picos importantes como o Pico do Cristal (2769,7m. ) e o Pico do Calçado (2.766m).
Eu, minha mamãe e o titio Fabrício (que é grande amigo da mamãe e do Titio Fabrício) subimos apenas o da Bandeira(que já está de bom tamanho). Pois os outros eram de acesso muito difícil (trilha fechada e muito íngreme).

Mas o titio... Subiu todos!
Pico da Bandeira
Ponto culminante da região, com 2.892m de altitude.

É o terceiro ponto mais alto do País.
Ainda está no local uma torre que em outros tempos foi suporte para uma repetidora de sinais.

Olhe! Mamãe subiu na torre!

local se pode ter agradáveis vistas, inclusive de cidades, tanto da Serra do Caparaó como por exemplo: Pico do Cristal, Pedra Menina, pico do Calçado, etc.


Vídeo feito no alto da torre

Vídeo feito no alto da torre

No Pico também estão uma imagem do Cristo Redentor e cruz de cimento.
Imagem do Cristo Redentor
(Cristo da Bandeira)






Vídeo feito na Cruz de Cimento

Vegetação exótica


O cume é constituído por rochas e abaixo delas encontramos vegetação típica de campo rupestre. Esta é uma flor muito linda, que só encontramos nas pedras mais altas.

O que chama atenção, é como sem terra quase alguma ela brota do meio da pedra.
Encontamos esta na Pedra Duas Irmãe e depois só vimos ela de novo quando estávamos próximo ao PIco da Bandeira.
Tronqueira





















Brincando de noite antes de dormir na barraca.

Esperando a minha papinha ficar pronta.







O caminho entre a Tronqueira, Terreirão e o Pico é feito a pé ou em animais de carga alugados.

A primeira parte da trilha, entre a Tronqueira e o Terreirão demora para ser percorrida a pé em média de uma hora e meia a duas horas, considerando pessoas sem carga (mochilas e outros). Já para os campistas que vão acampar no Terreirão e carregam seu equipamento, o tempo de percurso varia entre duas e três horas. No caso da subida com animais de carga, ela se dá até o último platô antes da chegada ao Pico, onde estes animais ficam amarrados e guardados pelo tropeiro (S20o25’43.8”, WO41o48’05”).

Pedra Duas Irmãs

Maciço rochoso com cume a 2600m de altitude, localizado nas proximidades do acampamento da Casa Queimada, a partir da entrada de Pedra Menina do Parque e a cerca de 60km da sede do Parque em Alto Caparaó. Para chegar ao local, é necessário percorrer a estrada que leva da Portaria Pedra Menina ao acampamento da Casa Queimada, a qual tem alguns trechos de difícil transposição por automóveis de passeio durante todo o ano. A partir daí, o atrativo deve ser atingido a pé, por trilha com sinalização deficiente. Seu nome provém do formato da montanha, subdividido em duas metades de aspecto muito semelhante. A vegetação local é formada por campos rupestres com grande incidência de bromélias.


À caminho da Pedra Duas Irmãs

Não esqueça de beber bastante água!
(principalmente se você estiver amamentando)


*




*




Após conhecer a Pedra das Duas Irmãs; resolvemos descer e conhecer um pouco mais desta parte do Parque.
Gostamos muito da Cachoeira do Aurélio, onde eu e minha mamãe pudemos descançar um pouquinho.


Pico do Cristal O Pico do Cristal localiza-se nas proximidades do Pico do Calçado e Pico da Bandeira, estando a sudoeste deste último (S 20o26’24.5”, WO 41o47’56.2”).
Com 2.798m, ou cerca de 100m a menos que o Pico da Bandeira, este maciço que tem seu nome derivado da abundância de quartzo no local faz parte da zona de maiores altitudes do Parque. Apresenta paisagem de extrema beleza, sendo considerado por alguns local mais impressionante que o próprio Pico da Bandeira. A vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos.

Vale Encantado

Mamãe mergulhando em um lindo poço muito frio no Vale Encantado

Vale formado pelo Rio José Pedro, a montante da Cachoeira Bonita, estando localizado a cerca 500m do acampamento da Tronqueira, em bifurcação da trilha que leva ao Pico da Bandeira (S20o24’38,8”; WO41o40’04.1”). Encontra-se a cerca de 7km da Portaria de Alto Caparaó, sendo acessado primeiramente por estrada transponível durante todo o ano e, posteriormente por trilha.



O vale é formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais e pode ser atingido facilmente por trilha com cerca de 400m, ou 10 a 15 minutos de caminhada. A vegetação do entorno é formada por campos de altitude com ocorrência de arbustos e, nos afloramentos rochosos, campos rupestres.



Após um banho de água bem fria e um sol bem gostoso, nada melhor do que parar para um lanchinho!





Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na região serrana do Rio de Janeiro. São 10.653 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
Nascer do Sol na Pedra do Sino Pedra do Sino: 2.263m da Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos.

A grande e brusca variação de altitude criou ambientes únicos e grande diversidade biológica.

O parque protege mais de 465 espécies de aves, 83 de mamíferos e um grande número de espécies que só ocorrem nesta região.




Parque Nacional da Tijuca

foto: Pico Bico do Papagaio

Possui cerca de 39,51 km², sendo o segundo menor Parque Nacional do Brasil.

Apresenta-se

Com relevo montanhoso, abrangendo as Serras de Três Rios, da Carioca e o grupo Pedra da Gávea / Pedra Bonita, desde 80 metros de altitude (ao fundo do Jardim Botânico), até 980 metros (no alto da Serra da Carioca) e 1021 metros (no Pico da Tijuca).


São milhares de insetos, aranhas e outros artrópodes diversos; cobras como caninanas, corais, jararaca, jararacuçus; lagartos como calangos, iguanas, teiús; como saíras, rendeiras, tangarás, arapongas, beija-flores juritis, gaviões, urubus, urus, jacupembas, inhambus-chintã; mamíferos como sagüis, macacos-prego, cachorros-do-mato, quatis, guaxinins, gatos-do-mato, pacas, ouriços-coendu; caxinguelês, tapitis, tatus, tamanduás-mirim, gambás, etc., entre milhares de exemplares de uma fauna que se esconde do visitante ou é noturna.
TRILHA DO PICO DA TIJUCA - Começa no Largo do Bom Retiro, seguindo até a bifurcação com o Caminho do Papagaio, dali seguindo à direita até o sopé do Costão do Pico da Tijuca, passando, à seguir, para a vertente Nordeste do Pico, daí subindo em amplas curvas até o dorso entre os Picos Tijuca-Mirim e Tijuca, subindo até a base da escada do pico (esculpida no paredão), com seu corrimão de correntes e seus 117 degraus, chegando ao cimo do pico, num percurso de 2.600 m.


















Este pico é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1022 metros de altitude.




Tijuca Mirim (917m.)
Na trilha para o Pico da Tijuca, quando estiver quase chegando no topo encontrará uma bifurcação. Em menos de dez minutos na pequena trilha chegará ao Pico Tijuca Mirim possui 917 metros de altitude (105 à menos que o Pico da Tijuca).
Pico do Cocanha
Essa caminhada nos leva ao topo de uma das mais altas montanhas do Parque da Tijuca, a cerca de 980 metros de altitude. A vista é deslumbrante e o passeio também, já que percorremos caminhos por dentro da floresta, na ida e na volta, passando por trilhas planas, grutas e trilhas íngremes.
Em seu topo podemos ver toda a zona norte e sul da cidade, região serrana, Jacarepaguá e Maciço da Pedra Branca. O topo rochoso do pico nos propicia um local excelente para um bom lanche, diante da deslumbrante vista da cidade aos nossos pés.
A caminhada começa bem fácil, por uma trilha quase plana e bem definida, que se estende assim por cerca de 4 quilometros, seguimos assim até a base do Pico, onde a trilha faz uma curva e fica bem mais íngreme, seguindo assim até o topo!







Pico do Cocanha: 982 metros de altitude.




Pico Bico doPapagaio
Uma das trilhas mais requisitadas e recomendadas. A trilha é leve a moderada, de curta duração, e com um lindo visual 360 graus nos esperando no cume. A trilha tem uma leve inclinação na sua maior parte, mas no final temos uma subida íngreme até o cume.
(Altura: 989m)
Foto Mamãe e titio no pico Bico do Papagaio em 2001







Pedra da Tartaruga
Restinga da Marambaia


Mamãe, titio e eu(na barriga) fazendo rapel juntos.

Como você pode ver; eu frequento esta praia desde a barriga da mamãe.

Descida em negativo, com aproximadamente 45 metros de altura, realizado na Pedra da Tartaruga, Barra de Guaratiba. Paisagem muito agradável, com uma belíssima região costeira de praias selvagens, montanhas cobertas de vegetação, paredões rochosos e mar azul, onde só se tem acesso por trilhas ou de barco.

No próprio morro da Tartaruga; próximo a cabeça, existem outras pedras muito boas de fazer rapel.

Como este que mamãe esta fazendo.

Eu na cabeça da Tartaruga em Janeiro de 2007

A trilha para a praia, inicia-se em Barra de Guaratiba, com uma caminhada leve/moderada de aproximadamente 1h15, seguindo o contorno do Morro de Guaratiba.

Nesta foto eu tinha 7 meses


Na primeira vez em que estive na praia fora da barriga da mamãe, eu tinha apenas três meses e meio.

Foi no aniversário de 21 anos da mamãe em setembro de 2006.

Comemos um delicioso peixinho e fizemos um bolo no forno a lenha do titio Silêncio.
















Mamãe e minha querida priminha Bendinha

E não há nada melhor do que dormir nesta praia, acordar e ver o sol nascer da cabeça da tartaruga, correr, tomar banho na fonte e brincar muito nas areias deste lugar maravilhoso.

Pedra da Tartaruga Janeiro de 2007

E todas as vezes que vamos a esta Praia paradisíaca, são momentos de muita alegria e felicidade.


Brincar, me banhar no mar, tomar sol na Pedra de manhã...

Às vezes os pingüins nos visitam na praia...
E quando eles aparecem...
Fazem um maior sucesso!

Deixem as crianças interagir com a natureza!

Isso é muuuuito bom!!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

oi gata. Até eu gostaria de deitar messa tetinha que coisa mais linda ,gostosa .

Célia de Luca disse...

Caraca, amei seu blog!!! E, muito mais sua coragem e ousadia, maravilhoso. Eu adoraria ter a oportunidade de viver essas aventuras lindas. Muito lindo suas fotos e sua filha maravilhosa, muito fofa. Só fiquei com um pouquinho de medo "por ela", mas vi que vc cuida muito bem dela. Parabéns por ela, pelo blog, amei. Te desejo um maravilhoso 2011. E continue postando suas aventuras. A proposito deleta esse comentario idiota ai de cima... rsrs bjs

CARLOS disse...

Como disse a Lia Lukka, "caraca (também)amei seu blog. tudo é muito especial, principalmente a Maiara ela é realmente fantástica e você put's! nem se fala,garra, determinação e muita coragem.
Encontrei seu blog por acasa quando via fotos do PICO DA BANDEIRA, estarei lá este mês e a anciedade faz com que todos os dias eu me perca com a beleza das fotos na net. Mas, quê saber? Não existe foto melhor para se ver, comparado a sua gatinha interagindo na natureza. Sua filha vai ter muito orgulho de tudo isso.
Parabéns.
Meu nome é carlos e meu e-mail é carlospinheiro12@yahoo.com.br

Renovação Constante disse...

Nosssa, parabéns. Vcs são lindas e adorei as aventuras. Na verdade vou parar de blá blá blá e dizem q estava procurando pelo Pico da Bandeira e achei seu blog. Esta morrendo de medo de não conseguir agora sua filhota me inspirou. Estou com a corda tdaaaaaa. Valeu Obrigada. Bjos Lilian Pinto

lilian.de.sousa@hotmail.com